O livro Casos de Cinema: O terror dos tribunais de Gustavo Fortunato D’Amico explora as intersecções entre o mundo do cinema, especialmente o gênero de terror, e o universo jurídico. A obra traz uma análise fascinante e acessível de disputas judiciais envolvendo filmes icônicos, revelando os bastidores de processos que moldaram a indústria cinematográfica.
A partir de casos reais, batalhas legais em torno de direitos autorais, imagem e propriedade intelectual, o livro investiga como a criatividade dos cineastas pode esbarrar em questões legais complexas, impactando produções e legados de obras clássicas. Exemplos incluem disputas sobre o uso de personagens icônicos, problemas com adaptações de histórias, e até processos envolvendo merchandising e marketing de filmes de terror.
Conciliando análise jurídica com paixão pelo cinema, o autor mostra como os conflitos nos bastidores podem ser tão dramáticos quanto os enredos dessas produções. É um livro ideal para amantes de cinema, profissionais do direito e curiosos sobre o impacto das leis nos bastidores do entretenimento.
R$69,90

Sobre o autor
GUSTAVO FORTUNATO D'AMICO é advogado especializado em direitos autorais e entretenimento. Sócio da FBC Consultoria Jurídica.
Professor de pós-graduação e cursos livres. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT/UFPR. Pós-graduado em Propriedade Intelectual e Comércio Eletrônico pela Universidade Positivo e em Advocacia Contratual e Responsabilidade Civil pela EBRADI. Certificado no Curso CopyrightX pela Harvard Law School e em U.S. Intellectual Property Law pela Stanford Law School. Pesquisador Sênior do Grupo de Estudos de Direitos Autorais e Industriais (GEDAI/UFPR). Membro da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI), da Associação Brasileira de Direitos Autorais (ABDA) e da Associação Nacional dos Advogados de Direito Digital (ANADD).
Atualmente exerce o cargo de secretário na Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR. Membro Relator da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/PR.
"Nós, fãs de horror, costumamos ser leais e curiosos.
Quando gostamos de um filme, não só o defendemos, como também procuramos nos informar ao máximo sobre ele: quem é o diretor, quais seus títulos anteriores, quem o roteirizou, onde foi realizado, entre outros aspectos. Existem, no entanto, fatos que não encontramos tão facilmente. Por exemplo, as batalhas judiciais em torno de direitos autorais e outras questões legais relacionadas aos filmes que amamos. Muitas vezes, são disputas tão intensas quanto as obras que lhes deram origem, e desconhecê-las nos priva de uma parte importante da mística de cada filme.
Para a nossa sorte, temos Gustavo Fortunato D'Amico.
Apaixonado por horror e especialista em Direito Autoral, ele nos traz Casos de Cinema - o terror nos tribunais, uma obra com uma série de embates que interessarão a qualquer aficionado pelo gênero. Gustavo se debruçou sobre o assunto e conversou com figuras centrais de disputas históricas, como a neta de Bela Lugosi.
De casos famosos — como a batalha entre a família Lugosi e a Universal — a outros menos conhecidos — como o impasse em torno de um slogan ambíguo para Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado —, o autor nos guia pelos traiçoeiros meandros da lei aplicada ao cinema.
Seu texto é claro e livre de jargões, mas o rigor técnico está presente. Uma façanha a ser celebrada por qualquer fa de histórias arrepiantes, sejam elas ficcionais ou reais."
Oscar Nestarez
Formato: 13x20 cm
Brochura
PB e Colorido
282 páginas