Ian Holm e seus papéis no cinema

O ator Ian Holm nos deixou aos 88 anos.

Ian interpretou mais de 130 personagens entre filmes e séries. Eternizado como o Bilbo Bolseiro, da trilogia clássica de O Senhor dos Anéis e Ash, em Alien, O Oitavo Passageiro.

Hoje lembramos um pouco de sua carreira no cinema.

Separamos uma lista com alguns de seus papéis marcantes.

 

 

Sam Mussabini

Carruagens de fogo (1981)

Em 1942, as Olimpíadas se aproximam. Sam Mussabini é um treinador de atletismo, que se aproxima de Harold Abrahams (Ben Cross), um recém-atleta que deseja provar a sua capacidade. Sam auxiliará Harold a fim de torná-lo um vencedor.

Em 1982, o filme ganhou o Óscar de melhor filme e melhor roteiro original. Iam ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Cannes de 1981.

 

Mr. Kurtsman

Brazil (1985)

E se eu te falar que ele atuou num filme que retratava uma sociedade distópica controlada pelos computadores e um Estado totalitário? O título do filme é Brazil (qualquer semelhança é mera coincidência). Nessa história, Ian representa Mr. Kurtsman, o supervisor de Sam lowry (Jonathan Pryce), o homem que irá se rebelar conta essa sociedade altamente burocrática.

 

Bilbo Bolseiro

Trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003)

O Hobbit: a batalha dos cinco exércitos (2014)

Numa toca no chão vivia um hobbit… e este hobbit era Bilbo Bolseiro. Solicitado por Gandalf para uma jornada inesperada, o pequeno hobbit usa sua astúcia, coragem e um bocado de sorte para sobreviver. Na penumbra de uma caverna, Bilbo encontra o Um anel e precisa desvendar charadas no escuro com uma criatura misteriosa.

 

Ash

Alien, O Oitavo Passageiro (1979)

 

Em sua viagem de volta à Terra pelo espaço, a nave rebocadora Nostromo recebe um sinal de socorro num planeta próximo. Lá eles encontrarão uma forma de vida até então desconhecida. Após Kane (John Hurt), o primeiro oficial da nave, ser atacado por essa criatura, Ash, o Oficial de Ciências da nave, quebra o protocolo de quarentena e permite que o infectado adentre à nave, mesmo contra as ordens de Ripley (Sigourney Weaver), a Subtenente da Nostromo.

O filme é um dos maiores thrillers do cinema e une ficção científica e terror.

 

Vito Cornelius

O Quinto Elemento (1997)

Escrito, dirigido e coescrito por Luc Bresson, O Quinto Elemento apresenta uma saga que envolverá o destino da humanidade. No filme, Dallas (Bruce Willis) terá de juntar as quatro pedras místicas e defender Leeloo (Mila Jojovich) de um ataque. Iminente à Terra Ian Holm interpreta Vito Cornelius, um padre que auxiliará essa jornada.

 

Quer receber as novidades da literatura e cinema, assine nossa Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − três =